27.9.14

+ Filmes

Filmes sobre música.

Begin Again (Mesmo se nada der certo)

Keira Knightley e Adam Levine (delícia) são um casal musical. Ele acabou de assinar um contrato com uma gravadora e já faz um certo sucesso e ela escreve músicas mas prefere ficar atrás da fama. Acontece que um dia eles se separam, ele vai ser famoso e ela fica meio sem rumo. Um amigo a convida para cantar num bar e é lá que o Mark Ruffalo, que é um produtor musical meio em baixa, a vê cantando e faz uma proposta. O filme é leve, as músicas são todas boas. Achei interessante vê-la cantando uma música só na voz e violão e depois ver que o personagem do Mark Ruffalo vai colocando de instrumentos (mesmo que na cabeça dele) para fazer a música melhor.

É do mesmo diretor de Once. E já disse que tem o Adam Levine?




Frank

O Frank é um cara que não gosta muito do seu próprio rosto e decide usar uma cabeça de papel machê, aind assim ele é muito carismático. Ele tem uma banda de música chamada Soronprfbs. Não sei como classificar a música da banda do Frank. Vou optar por música industrial gutural (dados os instrumentos e elementos usados). Os outros integrantes da banda são tão esquisitos quanto o Frank. Um dia eles vão tocar num bar obscuro numa cidadezinha da Inglaterra e lá o músico-wanna-be-sem-talento John se vê escolhido para ser o novo tecladista da banda (o outro tentou se afogar). A banda vai gravar um novo disco numa cabana nomeio do mato e o John começa a relatar tudo nas redes sociais fazendo com que a banda fique meio que famosa. O John na sua mediocridade reconhece a genialidade do Frank. É um filme esquisito, a música é estranha, mas o Michael Fassbender conseguiu dar vida aquela cabeça de papel machê tão bem que até senti falta no fim do filme.


Twenty Feet from Stardum

Esse filme ganhou o Oscar 2014 de melhor documentário. É sobre as cantoras que fazem backing vocals e como elas foram importantes para a música, especialmente para o rock n' roll. O documentário acompanha 5 das mais conhecidas e tem depoimentos de vários artistas que trabalharam com elas (Sting, Bruce Springsteen e Mick Jagger). É muito interessante saber os bastidores de algumas gravações bem conhecidas, tipo Gimme Shelter. Essas cantoras tem vozes poderosas, bonitas, e a maioria delas gostaria de ter sido mais famosa. É curioso ver que cada uma com uma ambição diferente. Enquanto Darlene Love tenta, ainda aos 70 anos, ser atração principal tem a Lisa Fischer (que para mim tem uma voz maravilhosa e é a única que já vi ao vivo) que conseguiu até um Grammy com a carreira solo mas prefere ser backing vocal - e é uma perfeição.


A Tia Helo ia gostar da água com açucar que é Begin Again, ia se identificar com a loucura do Frank e bateria palmas para uma das backing vocals cantou com Elton John. Um 36 "Ai, Jesus!" geral para os 3 filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário