31.1.15

Carnaval em Fortaleza

Fortaleza era uma cidade sem um carnaval expressivo. Sempre teve blocos de pré-carnaval mas quando o reinado do momo começava todos viajavam (para as praias ou outras cidades carnavalescas). A cidade ficava vazia, calma, silenciosa. Lembro que os cinemas faziam promoções e via filmes por 2 reais, as praias urbanas ficavam vazias e o shopping era mais abandonado que cidade de faroeste. Os turistas que vinham nessa época queriam calma e tranquilidade. O máximo que acontecia de folia era o desfile de Maracatu.

bloco no mercado dos pinhões

Há uns 3 anos isso começou a mudar. O pré-carnaval continua firme e forte com blocos e bandas todos os fins de semana de janeiro, mas agora tem uma programação de carnaval consistente para a cidade. Os turistas estão vindo, os locais ficando e a cidade fica cheia.

Esse ano até vai ter banda de bloco importada do Rio de Janeiro. Vai ter carnaval na Praça do Ferreira, no Aterrinho da Praia de Iracema, os desfiles na Domingos Olimpio e mais alguns blocos de rua como o Sanatório Geral, que sempre tem fantasias ótimas.

Ontem fui no pré-carnaval do Luxo da Aldeia que acontece dentro (e fora) do Mercado dos Pinhões. Estava animado, um bocado de gente fantasiada. 


Confesso que prefiro a tranquilidade, não sou do carnaval, mas estou disposta a me aventurar em algum bloco. Depois conto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário